Reunião 2 - Reconhecimento do terreno




Olá pessoal,
Na última quinta-feira do 2º Período, dia 25 de Março de 2010, nós, os Olive’s, acompanhados do nosso professor de área (Prof. João Ramalho) reunimo-nos com Dra. Patricia Folgado e com a nossa tutora, Sra. Arq. Teresa Chambel, na nossa escola, no sentido de lhes dar a conhecer o espaço do recinto escolar onde pretendemos intervir, bem como para discutirmos alguns assuntos, os quais serão abordados mais à frente.

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Após a chegada da tutora científica; nós, o professor João Ramalho e a tutora dirigimo-nos ao Jardim de Cheiros. Este, como já foi avanço noutras mensagens deste mesmo blogue corresponde à concretização de um projecto levado a cabo por um grupo – Actos – do passado ano lectivo, o qual infelizmente não tem tido a manutenção desejada.
Neste local, o professor, descreveu todo o local, citando os objectivos desse mesmo grupo aquando da construção daquele jardim. Por sua vez a tutora lamentou que tal espaço estivesse tão subaproveitado.

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De seguida, deslocámo-nos para o local onde gostaríamos de construir o nosso jardim. A visita a este espaço permitiu dar a conhece-lo à nossa tutora Teresa Chambel, ficando assim com a percepção da extensão e declive do espaço em causa.
Com base nalgumas imagens, imprimidas para o efeito, indicámos os locais onde pretendemos colocar as diferentes infra-estruturas.

Uma vez que o tempo estava um pouco inconstante, decidimos deslocarmo-nos para uma sala (departamento de Biologia, Pavilhão A3A), após nos acomodarmos começámos a falar sobre o jardim em si.
Começamos a discutir o pormenor da passadeira, a qual nos pareceu que se poderia tornar pouco confortável para as pessoas portadoras de deficiências motoras e que se tenham de deslocar em cadeira de rodas, pelo que a tutora, rapidamente, identificou dois pavimentos os quais poderiam ser incluídos no nosso jardim (“Terra way” – gravilha com agregante e “PPA” – saibro com agregante), tais pavimentos não põem em causa a temática do mesmo: Jardins mediterrâneos.
Posteriormente decidimos que iríamos optar pelo “Terra way”, uma vez que este pode ser iluminado durante os períodos nocturnos, o que permite aumentar o embelezamento e inovação deste mesmo espaço e por outro lado, oferece aos alunos desse horário outra atracção, a qual se torna exclusiva para este conjunto de alunos uma vez que são os únicos a usufruir deste mesmo jardim durante esse período da noite.

De seguida abordámos a questão da rampa; uma vez que esta se situava numa zona demasiado íngreme o seu declive ultrapassava o estipulado por lei.
Em conjunto com a tutora vimos as possibilidades existentes no nosso jardim:
• Colocação de mecanismo de elevação, semelhante aos existentes em alguns edifícios públicos;
OU
• Escolha de outro local para a rampa.
Após uma ponderação os Olive’s decidiram desenhar uma nova rampa, abdicando em parte de algum componente de design em benefício de todos, uma vez que nestas condições todas as pessoas podem usufruir deste mesmo espaço, não ficando assim encurraladas no piso térreo.

Por outro lado, discutimos sobre o local do lago, em virtude da colocação da horta, após uma longa conversa foi decidido que o local do banco passaria a ser o do lago, pelo que se teria de redesenhar o banco do jardim.

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Por fim, a nossa tutora recomendou que lêssemos um livro de Fernando Caruncho chamado: “Mirrors of Paradise”, este livro é uma colectânea de diversos trabalhos deste mesmo senhor, o qual executa diversos jardins com o mesmo tema do nosso.
Por outro lado, a nossa tutora deu-nos a conhecer conceitos como xerojardinagem e apresentou-nos o trabalho realizado no Parque Nacinal, o qual se relaciona com a contenção de terras.

Dando por terminada a reunião, houve ainda tempo para a nossa tutora visitar a exposição dos trabalhos de Área Projecto, que decorria naquele mesmo dia na nossa escola.

OLIVE!

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