As nossas etapas


O projecto dos Olive divide-se em três etapas principais:

A primeira etapa consiste na manutenção e requalificação do Jardim de Cheiros, projecto levado a cabo por uma turma do 12º ano no ano lectivo anterior. Esta etapa consiste, em linguagem simples, na limpeza da área, arranjo estético e plantação de espécies novas.

A segunda etapa representa a maior parte do nosso Projecto. Esta baseia-se na construção de novos espaços verdes no recinto escolar que sejam em simultâneo espaços de lazer e de cariz cultural, bem como a requalificação dos espaços já existentes. Pretendemos ainda agregar a este Projecto verde a instalação de um lago, onde possivelmente sejam integradas algumas espécies animais e vegetais.

A terceira etapa é a mais hipotética das três, uma vez que a sua realização prática envolve custos monetários elevados, sendo esta só possível com a angariação de fundos provenientes de patrocínios ou outros. Esta etapa consiste na projecção/instalação de painéis e colectores solares, de modo a que a escola possa minimizar os custos eléctricos e ser considerada uma microprodutora de energia.

OLIVE!

A nossa génese

Ao criarmos o grupo, houve desde o início a necessidade de um logótipo que nos identificasse, como era obviamente de esperar. Recém-formados, com um símbolo pendente, pensámos “Que logótipo havemos nós de ter?”. Sendo o nosso tema intimamente relacionado com a Natureza, Ecologia e afins tópicos verdes, então a nossa imagem de marca teria de ser também intimamente relacionada com essas ideias. O seu objectivo seria envolver o observador em conformidade com a Natureza, levando-o a pensar e a reflectir.


Mas antes do logótipo, temos primeiro de explicar a génese do nosso nome, ou estaríamos a contar os acontecimentos ao contrário. Experimentámos também a mesma sensação de necessidade com que nos deparámos aquando a criação do logótipo, e após muitas ideias, opiniões e refutações, um nome soou no ouvido melhor que os restantes. Um nome que jogava com o sentido da palavra Odivelas, alive, e por arrasto, olive (em inglês significa oliveira). Esse nome seria “Olive". Tudo isto para ter um nome que remetesse a Odivelas e à ideia de esta estar viva. Odivelas alive, Olive. Fazia todo o sentido.


Estando o nome explicado, falta concluir a maravilhosa epopeia do logótipo. Para isso, precisámos de vários pontos de vista estéticos, vários tipos de letra que combinassem com a maravilhosa imagem que arranjámos . E de várias fontes diferentes saiu uma vencedora, que é a que conseguem ver na faixa da direita do nosso blog. Mas antes do nome final, ainda houve uma introdução da letra “d” no fim do nome, passando para “Olived”. Foi, no entanto, uma ideia prontamente descartada após uma breve discussão com o Professor, que revelou a sua opinião em relação ao apêndice consoante.


OLIVE!