OLIVE!
ecologia, sustentabilidade, lazer e cultura
Esta cerimónia contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Susana Amador e da Vereadora da Educação Fernanda Franchi que apreciaram os trabalhos apresentados com os nomes “Seascience” e “Olive”.(...)"
Olá pessoal,
Na sexta-feira,
dia 19 de Março de 2010, os Olive’s, acompanhados pelo professor de Área de Projecto (prof. João Ramalho) reuniram-se com Sra. Dra.Patrícia Folgado e com a Sra. Gabriela
Henriques, no sentido de conhecermos a nossa tutora científica, Sra. Arq.Teresa
Chambel, licenciada
No início da reunião apresentámo-nos e começámos a falar sobre o nosso projecto. Feita a introdução, expusemos o tema principal da reunião: esclarecimento de dúvidas sobre o nosso projecto, uma vez que a nossa tutora já estava informada acerca dos aspectos mais gerais do nosso projecto.
A nossa principal dúvida, prendia-se com a forma como poderíamos conciliar a nossa ideia inicial e principal, da construção de um jardim moderno e funcional, com a ideia sugerida pelo Departamento de Edução da Câmara Municipal de Odivelas de inclusão de uma horta biológica (com o intuito de despertar para o tema das hortas urbanas). A nossa tutora informou-nos que actualmente existem jardins que juntam num mesmo espaço diferentes tipos de plantas que nunca esperaríamos encontrar, nomeadamente plantas hortícolas e plantas aromáticas. Um exemplo claro desta técnica é o Château de Villandry (http://www.chateauvillandry.com).
(...)
Por outro lado, abordámos algumas questões relacionadas com a segurança e conforto de pessoas com incapacidades físicas, nomeadamente visuais e motoras, pois a nossa escola inclui pessoas com ambas as incapacidades, pelo que, tendo em conta que queremos construir um jardim tão funcional e moderno, teremos de prestar atenção a estes casos, igualmente importantes.
A Arq. Teresa alertou-nos ainda, para três situações importantes:
· O jardim não deverá ser demasiado extenso, pois quando isto acontece, por vezes os invisuais sentem-se algo perdidos, com falta de pontos de referência;
· Os canteiros deverão ser elevados para que todas a pessoas possam tocar nas plantas, sentir o seu cheiro (se tiver), etc;
· A passadeira escolhida para ser implementada no percurso do jardim, embora esteticamente agradável, poderia tornar-se pouco confortável para quem utiliza cadeiras de rodas, pelo que nos aconselhou a alterar o pavimento (doloroso depois de tantas horas empregues a desenha-lo, mas para melhor muda-se sempre, não é?).
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Uma outra dúvida nossa prendia-se com a manutenção do jardim, pois não queremos que este se venha a tornar num “pasto”. A nossa tutora informou que actualmente existem maneiras que visam a sustentabilidade do jardim, tornando-o quase independente da acção do Homem.
Por exemplo, aquando da construção do jardim poder-se-á colocar uma tela no chão, por baixo da casca, que só tem aberturas nas zonas pretendidas, ou seja, onde queremos plantar algo. Esta tela vai impedir que outras plantas se desenvolvam, uma vez que impede que os raios de sol cheguem ao solo: não permitindo que estas realizem a fotossíntese, impede-se a sua proliferação, sendo assim um eficiente meio de controlo de ervas daninhas e pestes.
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Por fim, outro ponto que interessa destacar é o facto de termos sido informados da xerojardinagem.
Os Olive’s agradecem à nossa tutora científica, a Arq. Teresa Chambel as ideias fornecidas para o nosso Jardim Mediterrâneo, as quais farão alargar os nossos horizontes, incluindo deste modo modificações e/ou alterações de pormenores do nosso jardim.
As alterações, ao nível da maqueta serão apresentadas no mais curto espaço de tempo, para que possam acompanhar a nossa evolução em primeira-mão.
OLIVE!
Boas tardes; caros seguidores,
No dia 4 de Fevereiro, os Olive’s reuniram-se com a Dr.ª Patrícia Folgado e com a Dr.ª Gabriela Henriques, no CRAP (não, não é inglês, e significa Centro de Recursos e Animação Pedagógica) para discutir alguns aspectos relacionados com o concurso ICI (
Imagina a Ciência, Cria Cultura e Inova a Educação Aqui), da Câmara Municipal de Odivelas.
Durante a reunião o grupo constatou que teria de escolher entre duas modalidades de participação: Atelier ou Grupo Temático.
Existe uma diferença significativa entre as duas vertentes: a primeira consiste em realizar algumas actividades pedagógicas a turmas do 1º Ciclo.
A segunda modalidade engloba também a primeira, incluindo uma apresentação do seu projecto a um júri, constituído por pessoas de diferentes áreas. Por outro lado, o nosso tema geral, terá que se relacionar com os temas do concurso: «Ciência», «2010: o ano da Biodiversidade» e no «Centenário da República Portuguesa».
Nesta fase, o grupo terá ainda direito a um tutor científico (este poderá ser de uma qualquer área), o qual ajudará o grupo na obtenção dos resultados desejados.
Após a reunião, o grupo reuniu-se no sentido de escolher a categoria em que iria participar. Uma vez que, mesmo só participando como atelier, a câmara não teria verbas que permitissem assegurar a compra do material necessário para apresentação às crianças, o grupo decidiu optar pela segunda possibilidade: grupo temático; escolhendo um tutor na área do urbanismo (e arquitectura paisagística).
Por outro lado, optámos por esta categoria, pois a inclusão do tutor científico eleva a qualidade dos trabalhos ao nível das justificações e concepção da maqueta (e posterior construção do jardim), o que é importantíssimo, não só para apresentação de um projecto de qualidade, mas também para que possamos interiorizar o trabalho que estamos a realizar de outra forma.
OLIVE!